
O ponto de venda é um dos fatores determinantes do sucesso de um negócio. Em qualquer tipo de PDV - Ponto de Venda uma das questões fundamentais é a pesquisa de mercado e o tipo de público-alvo que o empreendimento irá atender, ou seja, o lojista deve definir o mix de produtos a ser comercializado para determinar o ponto comercial.
Os principais critérios de avaliação do PDV são: definição do público-alvo, o fluxo de pessoas, estacionamento, o nível de segurança, a concorrência, possibilidades do horário de atendimento, o mix de produtos e a disponibilidade de recursos humanos.
A pesquisa de mercado é de extrema importância, favorecendo na identificação do público consumidor que circula na região, qual a sua potencialidade de compra e se o negócio que será colocado é viável economicamente naquela localidade.
Seja a sua loja é localizada em shopping ou ponto de rua, independente do tipo, no que se refere ao marketing como um todo é preciso investir em propaganda e merchandising, determinar uma fachada que chame a atenção dos potenciais clientes, divulgação da loja na mídia, facilidade de acesso dos consumidores, uma vitrine que através da sua exposição correta e criativa faça uma convocação para o cliente ingressar no PDV e comprar, colaboradores uniformizados adequadamente, produtos de qualidade e um ótimo nível de atendimento aos clientes.
As ações realizadas no PDV estão cada vez mais freqüentes e inovadoras. Em quase todas as lojas podemos observar algum tipo de ação de marketing. Porém devem estar muito bem estruturadas para a realização dessas ações, especialmente na questão do treinamento dos colaboradores e também na divulgação do ponto de venda e dos produtos oferecidos.
Artigo publicado no Jornal Cidade Leste Ed. Fevereiro 2011