
Administrar atualmente requer um elenco novo de conhecimentos e habilidades, especialmente o desafio do entendimento do cenário empresarial. Pois, com o aumento da concorrência em quase todos os segmentos da economia, tanto na indústria, no comércio ou prestação de serviços, surge a necessidade da busca incessante pela fidelização dos clientes, através de um ou mais diferenciais de competitividade, visando um relacionamento mais estreito e de longo prazo com os consumidores.
No entanto, os custos de produção e comercialização para atrair novos consumidores ainda encontram-se em níveis insustentáveis para as empresas no Brasil, precisamos ter competitividade empresarial, especialmente para concorrer no mercado interno e também com nossas exportações no mercado internacional, mas para que isso ocorra, é inevitável a diminuição das taxas de juros na oferta de crédito e a redução expressiva da elevada carga tributária, que impedem o crescimento econômico e social do nosso país.
A grande missão do governo federal é promover o desenvolvimento sem frear a economia com restrições na oferta de crédito, temendo a volta da inflação. Os governos estaduais e municipais possuem o compromisso de dar assistência na educação, saúde e segurança, além de gerar oportunidades de emprego e renda para a população.
Matéria publicada na edição de abril do Jornal Cidade Leste - Informativo da Zona Leste PoA.
Rodolfo Landgraf