quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Atendimento no Varejo Como Diferencial de Competitividade!


Cada vez mais o sucesso do varejo depende da qualidade no atendimento e dos serviços prestados ao consumidor, se constituindo num fator decisivo do diferencial de competitividade. A imagem da loja é construída sobre a satisfação do cliente e pela busca permanente da sua fidelidade, determinando a sobrevivência e o crescimento do varejo no mercado.
Durante muito tempo as empresas do varejo somente se preocupavam em atrair o cliente para dentro da loja e não havia um cuidado especial em preparar os seus colaboradores para um atendimento diferenciado.
Atualmente a elevação do nível de atendimento tem sido uma prioridade, mas é preciso investir mais na qualificação desses profissionais, alocando um percentual maior para esse investimento. A área de Recursos Humanos deve fazer um planejamento de treinamento definindo quanto vai investir na qualificação, considerando-se que o ideal é de 3% a 5% sobre o faturamento, no entanto a média praticada no mercado fica em torno de 1,4%. A questão é que as empresas investem fortunas em propaganda e deixam a qualificação para um segundo plano e esse investimento é tão necessário quanto o de propaganda.
Já está consagrado que o sucesso de uma loja também depende da qualidade do profissional de vendas.
Quanto mais investimos na qualificação, maior é o retorno de vendas, aumentando o faturamento, a rentabilidade e a participação da empresa no mercado consumidor.

Autor: Prof. Rodolfo Landgraf